top of page
Buscar
  • Foto do escritorSons da Música

“TUA CANÇÃO “, A ESTREIA MELODIOSA DE GERSON SANTOS



É com um tom repleto de alegria, uma energia contagiante e uma mensagem inspiradora que chega até nós “Tua Canção”, uma doce criação Pop que marca a estreia de Gerson Santos. O músico, cantor e compositor português toca piano desde os dez anos, entrou no Conservatório Regional de Setúbal aos quinze e nesse mesmo ano aprende a tocar guitarra acústica.

Em 2010 atinge o top 10 do programa “Ídolos” (SIC) o que o leva a colaborar com DJ Mayna no single “How Do I Want You” e com DJ Eddie Ferrer e Christian F no tema “The Keys”. Em 2012 interpreta o tema “(Re)Descobrir Portugal”, da autoria de Tozé Santos (Perfume), no Festival da Canção. No currículo Gerson Santos apresenta ainda a composição, interpretação, gravação e produção de dois álbuns infantis que acompanharam livros de João Condesso, (respetivamente “Um Verdadeiro Coração” e “Afinal Ainda Existem Heróis”) que esgotaram rapidamente.

A Music For All apresenta assim o primeiro de quatro temas de Gerson Santos, a nova aposta nacional para 2018!



O seu nome é Gerson Santos e é natural de Setúbal. A ligação à música começou aos seis anos, idade em que subiu pela primeira vez a um palco, numa apresentação de natal, na escola.

Chamado a participar nem hesitou: queria fazer de Michel Jackson! Mas é apenas quatro anos depois que surge a verdadeira paixão pela música. Aí descobre o

piano, instrumento que o fascinou por completo, tendo a partir de então aulas privadas. Com quinze anos entra no Conservatório Regional de Setúbal, frequentando novamente aulas privadas, desta vez de piano, formação musical e canto.

Este é um dos momentos decisivos do percurso de Gerson. O piano era um instrumento

fantástico mas....nada portátil. Perante este desejo utiliza os conhecimentos adquiridos no conservatório, os ensinamentos de alguns amigos e a poderosa internet para aprender...guitarra acústica! Hoje, faz-se sempre acompanhar da guitarra, companheira de muitas músicas e letras ao longo destes anos.

Embora desenvolvesse há vários anos a vertente de músico apenas aos dezasseis anos nasce, verdadeiramente, a de compositor. “Bella’s Song” foi, assim, uma surpresa total...até para o próprio Gerson! Daí em diante nunca mais parou, compondo tanto em português como em inglês.


Um ano depois, em 2010, ganha coragem e dá um passo com tanto de arriscado quanto derecompensador: participa no programa “Ídolos” (SIC). O destino levaria o jovem Gerson até ao Top 10 do programa, sendo um dos talentos a chegar à última fase da competição. Esta aventura musical mostrou-lhe, de uma vez por todas, que o seu futuro profissional seria, certamente, enquanto cantor, músico e compositor!

Depois desta participação Gerson recebe diversos convites que viriam a mudar o seu percurso.

Primeiro colabora com DJ Mayna no single “How do I want you”, tema com videoclip gravado em Nova Iorque e que atingiu o 6o lugar do MTV Dance Chart, da MTV Portugal. O segundo capítulo data de 2012, ano em que é convidado a interpretar o tema “(Re)Descobrir Portugal”, da autoria de Tozé Santos, vocalista da banda “Perfume”, no Festival da Canção. No ano seguinte regressa à música eletrónica, desta vez com uma colaboração com Dj Eddie Ferrer e Christian F no tema “The Keys”.

Entre 2013 e 2015 Gerson dedicou-se a uma outra vertente que o preenche, a religião. Nesse período fez uma pausa na carreira, desenvolvendo voluntariado como missionário religioso em São Paulo, no Brasil. Gerson descreveu esta experiência como “única e maravilhosa, expandiu a minha forma de ver o mundo e os que me rodeiam, influenciando a minha maturidade musical”.


Apesar desta pausa na carreira Gerson deixou um pequeno EP produzido, com a ajuda de Pedro Lima (ex-baterista dos Toranja) e Telmo Gomes (Técnico de Som). Em Outubro de 2015 recebe um convite inesperado: ser vocalista de um projeto um pouco distante dos terrenos musicais em que, até então, se havia movido. É assim que os Redlizzard surgem na vida, e no percurso artístico, de Gerson, mantendo-se este projeto ativo ainda hoje.

O ano seguinte traria um novo convite inesperado: participar num projeto infantil. João

Condesso, seu professor, encontrou nele a pessoa ideal para escrever, cantar, compor, gravar e produzir um disco infantil que acompanharia um livro. Assim nasceu “Um Verdadeiro Coração”,

obra com uma forte componente solidária – os lucros reverteram para uma instituição de crianças autistas. O sucesso foi instantâneo: atingiu o top 3 de livros mais vendidos da Bertrand em mês e meio e esgotou a primeira edição em três meses.

Após tamanho sucesso João Condesso voltou a endereçar-lhe um convite para “Afinal Ainda Existem Heróis”, o sucessor do primeiro livro. Desta vez os lucros reverteram para treinar cães guias para cegos, tendo esgotado a primeira edição em apenas um mês e meio.


E assim chegamos a 2018 e ao início da ligação com a Music For All. O verão trouxe assim “Tua Canção”, primeiro single de um EP de originais que será editado ainda este ano.


320 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page